Centro de Iniciação ao Esporte de Cariacica será inaugurado nesta sexta (12)


O complexo, construído entre Itacibá e Nova Brasília, vai disponibilizar diversas aulas, atender cidadãos de todas as idades do município e da Grande Vitória

A prefeitura de Cariacica inaugura nesta sexta-feira (12), às 9h30, o maior centro esportivo público do Espírito Santo, o Estação Cidadania-Esporte, com 7 mil metros quadrados de terreno e 3500 metros quadrados de área construída. 

O complexo, construído entre Itacibá e Nova Brasília, vai disponibilizar diversas aulas, atender cidadãos de todas as idades do município e da Grande Vitória, além de oferecer estrutura com potencial para revelar jovens talentos - o centro é equipado com ginásio; pista de atletismo; pista de saltos; área de arremesso de peso; campo de futebol; campo de futebol de areia; quadra de futevôlei; quadra de vôlei de areia.

O recurso - de mais de R$ 4 milhões - para a construção do Estação Cidadania-Esporte foi articulado pela senadora Rose de Freitas (PODE-ES), em parceria com a prefeitura e junto ao Governo Federal - que denomina essas estruturas de Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Na cerimônia de inauguração esta sexta, além de Rose participam o ministro da Cidadania, Osmar Terra e o prefeito Geraldo Luzia Junior, o Juninho. 

Já são mais de mil jovens inscritos em aulas das oito modalidades esportivas oferecidas inicialmente: judô, ginástica rítmica, vôlei, basquete, handebol, futsal, atletismo e futebol. Juninho acredita que o centro esportivo será forte aliado na redução da vulnerabilidade social. “O CIE vai contribuir com a qualidade de vida de todas as faixas etárias de nossa cidade e cidades vizinhas, numa região de potencial humano muito grande, mas também de grande risco social”, observou.

O prefeito também agradeceu à senadora Rose: "Graças ao esforço da senadora Rose de Freitas no seu papel de parlamentar, mas principalmente de uma mulher que reconhece o esforço da sociedade, é que nós poderemos inaugurar uma nova iniciativa para cuidar não só da Saúde da cidade, mas também da interação das pessoas”. 

O secretário de Esporte e Lazer de Cariacica, Edvaldo Eracher, explica que “as aulas no complexo acontecerão de manhã e à tarde e, em todas as turmas, disponibilizaremos vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de outras atividades de prática de exercício físico orientado para as famílias”.

Futuros atletas – Sobre o potencial do Estação Cidadania-Esporte para revelar futuros atletas e reduzir a vulnerabilidade social, o sociólogo Edson Bomfim ressalta os fatores que considera essenciais para o sucesso do empreendimento.

“Tem de ter uma estrutura de professores, técnicos, alimentação para a juventude, bolsa atleta, acompanhamento escolar dessas crianças, atendimento médico que prepare a juventude para o esporte, além das práticas esportivas”, listou.

Estrutura – E o Estação Cidadania-Esporte terá a orientação de seis professores de Educação Física e seis estagiários da área. Também contará com um pedagogo, dois auxiliares de serviços gerais, dois assessores especiais e dois porteiros.

Além das diversas áreas esportivas citadas, o ginásio poliesportivo tem capacidade para 177 pessoas nas arquibancadas, além de uma área de apoio: com administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público.

Há ainda um amplo espaço externo com 42 aparelhos de academia; playground com 14 aparelhos - três adaptados para pessoas com deficiência -; pista de corrida e caminhada; e área de convivência.

Da redação GVN

Postar um comentário

0 Comentários