Bandas de congo preparam a 2ª Romaria dos Conguistas


Representantes da Associação Cultural, Esportiva, Recreativa Beatos do Espírito Santo (ACERBES), mantenedora da Banda de Congo Beatos de São Benedito, se reuniram na manhã desta terça-feira (20) com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), Luiz Felipe Faria de Azevedo, para solicitar o apoio da Prefeitura de Vila Velha para a realização da 2ª Romaria dos Conguistas, prevista para acontecer no dia 9 de abril, feriado de Nossa Senhora da Penha.       

Em 2017, participaram da 1ª romaria 27 bandas de congo.  Segundo mestre Naio, este ano estão sendo esperadas 70 bandas. “A romaria já faz parte do calendário de eventos da Festa da Penha.  Estamos contanto com o apoio da Prefeitura de Vila Velha que sempre foi parceira da banda de congo e dos devotos de Nossa Senhora”. Continue lendo após o anúncio    

O secretário Luiz Felipe afirmou que avaliará a demanda. “É uma manifestação cultural muito bonita e importante. Vamos avaliar todas as demandas e voltar a conversar sobre o apoio que daremos”.
 
Romaria
 
Ao som de diversas casacas e tambores de congo, os conguistas, peregrinos e devotos de Nossa Senhora da Penha, percorrem a principais ruas e avenidas do Centro e da Prainha seguindo para o campinho do Convento da Penha com o mastro de Nossa Senhora.
 
O mastro é carregado por alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo (EMAES), onde são recebidos pelo guardião do Convento para as bênçãos de todos os romeiros. Em seguida, o grupo desce com o mastro onde é fincado próximo à estátua de Frei Pedro Palácios.

Postar um comentário

0 Comentários