Chuva de meteoros durante a madrugada poderá ser observada no Espírito Santo



A atual fase da lua vai permitir uma melhor visibilidade do fenômeno.


Se você é daquelas pessoas que fazem um pedido sempre que presencia a passagem de uma estrela cadente, prepare a lista de desejos. Na madrugada desta terça-feira (30), uma chuva de meteoros será visível no Espírito Santo e em todo o Brasil.
De acordo com a equipe do site Exoss, a chuva de meteoros South Delta Aquariids 2019 (005 SDA), ou Delta Aquirídeos do Sul, é um forte chuveiro melhor visto a partir do hemisfério sul, ou seja, é mais favorável aos observadores do céu austral.
Esta chuva pode produzir cerca de 25 meteoros por hora. O pico acontece nesta madrugada, mas alguns meteoros também podem ser vistos até o dia 23 de agosto. A Terra atravessa a nuvem de detritos e fragmentos, especialmente do cometa 96P/Machholz, e atingem a atmosfera em alta velocidade de aproximadamente 41 km por segundo.
O ponto radiante (- RA= 340°, DEC= -16°) está localizado na constelação de Aquário, que nasce por volta das 21 horas ao leste, ficando visível até próximo ao amanhecer.
Durante a madrugada, quando a constelação está no zênite (entre 2h e 4h da manhã), é o melhor horário de observação. Neste ano, a observação no dia do pico não será ofuscada pela fase da Lua nova. Para melhor observar, veja as dicas deste vídeo:
Todas as capturas da rede de monitoramento estão disponíveis online em tempo real no site.

Postar um comentário

0 Comentários